sábado, 9 de junho de 2012

É difícil ser ídolo

O Brasil x Argentina de hoje deu gosto de ver, como a maioria dos jogos da excursão da Seleção pré-olímpica. Mais uma vez os meninos de Mano não se intimidaram e só não saíram com a vitória porque do outro lado existe um alienígena chamado Messi. Mas o que me entristece é perceber na torcida brasileira um prazer em ver Neymar por baixo. Bipolaridade das arquibancadas ou inveja do sucesso? Seja o que for, acho que precisamos abraçar o maior craque do nosso país.




Neymar e seus 20 anos ainda tem defeitos a corrigir e talento a ser refinado. Se é maduro pra encarar muitas situações adversas (em que vários jogadores rodados costumam se omitir), é claro que não está com maturidade suficiente para o estrelato que (já) alcançou.

Se ele gosta de dancinha, de cabelos esquisitos, de sair com mulheres em um iate, isso tudo é secundário. Devemos acompanhá-lo dentro de campo, e ali Neymar tem feito a diferença no Santos e também na Seleção. "Ah, mas ele ainda não repetiu na Seleção as atuações do Santos". E nem por isso deixou de contribuir com um bom futebol num esporte que é coletivo.

Além do carisma natural, Neymar hoje é a muleta de Muricy, ainda mais sem Ganso. O esquema é bola nele, que arrasa com defesas que ainda não fizeram o dever de casa do México e do Vélez pra dificultar sua vida. E assim ele vai, decidindo campeonatos paulistas e Libertadores, mesmo sem Robinho, André, Wesley e, claro, Ganso na melhor forma.

Cria-se a expectativa midiática em torno de Neymar, que ganhou até uma exagerada coroa de rei na capa da Veja. Neymar continua feliz, curtindo a vida, dando entrevistas. Mas também treinando firme, jogando todas as partidas do calendário, não se omitindo, sendo artilheiro.

Então, qual é o motivo de um #ChupaNeymar nos tópicos mais populares do Twitter? O que Neymar faz pra merecer um tratamento desse (só quando Brasil perde, como é de praxe dos covardes)?

Se Neymar, o maior craque brasileiro, não receber o apoio de sua própria torcida após os reveses, de que adianta todo o esforço pra mantê-lo jogando no país? Depois reclamamos que nossos grandes jogadores correm pra Europa. Mas se o melhor deles é hostilizado pela própria nação!

O camisa 11 do Santos prossegue com seu profissionalismo, sem dar "migué", sem fugir das divididas. Precisa aprender com Messi que o cai-cai pode trazer mais prejuízos que benefícios, com certeza. Porém não pode ser acusado de falta de foco na carreira, ou de "estar de sacanagem", como tantos badalados por aí.

Neymar precisa ser cuidado pela torcida e pelos formadores de opinião - que costumam inflamar ou não a torcida. É nossa jóia, que continua brilhando pelos nossos gramados, e que está muito motivado a fazer carreira na Seleção. O mundo e os adversários podem jogar contra ele de todas as formas possíveis, mas não nós.

Não é sabotando nosso maior craque que vamos ajudar a Seleção a ser campeã dentro de casa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Marcos, eu discordo. Neymar até agora não mostrou um décimo do que poderia na seleção. Contra o México, foi completamente anulado. E hoje, quando podia decidir, preferiu cavar falta. Pode até ter sido pênalti, mas ele poderia ter seguido com a jogada e tentado o gol. Não é caso de torcer contra, é de ver essas falhas que já poderiam ter sido corrigidas.

Anônimo disse...

Desculpe, postei como anônima,mas não sou anônima, eu sou eu, Sylvia.

sylvia moretzsohn disse...

E continuo anônima, não sei por que. Vou reproduzir no facebook.