Se já não bastasse Andrade com seu jeitão, Petkovic recomeçando quase do zero e Adriano e suas raízes na Vila Cruzeiro... Ronaldo Angelim faz o gol do título.Pela história do zagueiro, o hexa ganha um sabor ainda mais heróico. Assista aqui.
Analisar futebol requer o controle da paixão.
Se já não bastasse Andrade com seu jeitão, Petkovic recomeçando quase do zero e Adriano e suas raízes na Vila Cruzeiro... Ronaldo Angelim faz o gol do título.
A grande contribuição do Brasileirão 2009 para o futebol é que ele deu uma rasteira nos
experts que teimam em prever logicamente o que vai acontecer a cada rodada, ou ao final do campeonato. Além dos matemáticos (e de seus puxa-sacos incondicionais), que devem ter virado muitas noites refazendo seus cálculos tão certeiros. O campeonato desse ano foi uma vitória da humildade - é preciso retornar a ela para não passar vergonha em público.
Será que a taça do Campeonato Brasileiro foi contaminada pelo vírus da gripe suína? Só por aí dá pra explicar o "esforço" que os postulantes ao título têm feito para deixá-la escapar, tal e qual uma batata quente.
O Palmeiras demitiu Obina e Maurício após a confusão de ontem?
Analisando o momento atual (sem apontar o final da história), pode-se dizer que os times mais sólidos dessa reta final do campeonato estão nas duas primeiras colocações. São Paulo e Flamengo apresentam características muito semelhantes.
E o Brasil venceu a Inglaterra mais uma vez, num jogo que só valeu pelo segundo tempo. Não tem jeito: quando acontece o famigerado "nó tático" por parte de algum técnico, é garantido que a partida perde em espontaneidade e qualidade.
Petkovic virou maestro do Flamengo aos 37 anos...
Em entrevista ao blog do Cosme Rímoli, no portal R7, Vampeta pede desculpas à torcida do Flamengo pela frase "eles fingem que pagam, eu finjo que jogo", e conta como entrou em campo por conta própria, no Juventus-SP, sem consultar o técnico. 
O Palmeiras disparou na liderança vencendo o Santos...
Muricy faz parte da geração de técnicos vitoriosos na era do Brasileirão de pontos corridos. Também é da turma dos mal-educados em entrevistas coletivas e dos que garantem o futebol de resultados sem se preocupar com beleza e leveza em campo. Não se pode negar que, ao chegar num grupo formado e com potencial para ser campeão, vai pesar sua experiência em levantar a taça nesse tipo de campeonato.


O domingo foi deles, os craques da meia-idade. Petkovic e Iarley, cada um com 37 anos e ainda muita bola pra jogar, reinaram nos jogos de Flamengo e Goiás, respectivamente. Não são apenas lampejos, eles têm feito uma sequência de atuações pra ficar na memória do torcedor.



Depois do Atlético-MG e seu elenco desconhecido, chegou a vez do Goiás ser a estrela da festa do Brasileirão. São 6 vitórias seguidas - 18 pontos - num time que conta com a experiência da "dupla sertaneja" Harley e Iarley comandando um time de garotos bons de bola.
Não, não estou falando de Ronaldo Fenômeno. Estamos praticamente na metade do Brasileirão e alguns times parecem ter se dado conta que este é o momento de acumular o máximo de pontos possível.
Taí mais um episódio que prova como a paixão futebolística do torcedor fala mais alto, e muitas vezes beira a irracionalidade. Agora que o Corinthians perdeu meio time na janela de transferências é que o presidente Lula resolve chiar, inclusive ameaçando intervir.
Outra rodada passou, muitos gols foram feitos, e a cena mais marcante foi a de Andrade, técnico interino do Flamengo, chorando após a vitória contra o Santos. Chorava, antes de tudo, por ter alma rubro-negra, a ponto de se emocionar ao chamar o clube de fabuloso e poder dedicar uma vitória histórica (há 36 anos o Fla não vencia na Vila) a um companheiro falecido na véspera.
Nada como uma pequena insônia para completar a análise da rodada do meio de semana, não é mesmo? Passa da uma da manhã e eu já sei que o Atlético-MG prossegue líder, o Corinthians entra no G-4 e o Fluminense... Bem, o Fluminense... É, enfim.
A rodada do meio de semana ainda está em andamento, e prometo comentar o que for interessante, mesmo que seja em outro post. Porque o assunto do dia é a demissão de Cuca do Flamengo, por mais que tenha sido anunciada desde antes da contratação do bom porém inseguro treinador.
Até porque novas fichas vão surgindo. E a janela de transferências de agosto pode ser decisiva para que um time decole para o título: o Corinthians.
Difícil acreditar que o Cruzeiro perdeu o título da Libertadores 2009 em casa, de virada, com todos os gols no segundo tempo. O Estudiantes não assusta ninguém, mas a raça argentina move montanhas quando menos se espera. Verón jogou bem, mas Ramires jogou mal, e só nisso o time brasileiro já levou alta desvantagem.
Se há algo ruim no futebol atual, é que as futilidades das celebridades invadiram o meio. Sabemos mais das aventuras extra-campo dos jogadores do que de seu desempenho lá dentro. Além disso, temos que aturar um festival de bobagens por eles proferidas, fruto da falta de educação dos próprios e à puxa-saquice exacerbada de parte da crônica esportiva.
Já elogiei a diretoria do Botafogo atual aqui neste blog, pela maneira com que trata da memória do clube e de seus ídolos eternos, como Nilton Santos e Armando Nogueira. E ao contratar reforços para o time o presidente Mauricio Assumpção e cia., mais uma vez, mostram que têm tudo pra trazer o Glorioso de volta a tempos que justifiquem tal apelido.